Olá!

Essa é a página-portfolio de "Quintal", projeto elaborado pela fotógrafa Luana Fischer entre os anos 2008 e 2010.

Através de retratos realizados durante vários domingos no Elevado Costa e Silva, viaduto que cruza o centro de São Paulo, a fotógrafa buscava entender como um espaço tão deteriorado e cinzento se transformava, ao domingos, no espaço do lúdico, para milhares de pessoas.

Partindo de uma primeira série fotográfica, na qual observava o Elevado à noite, quando está fechado ao tráfego e ao caos automobilístico da cidade, a fotógrafa reflete sobre a ausência dos espaços livres para o cidadão à pé na cidade.

Obrigado a fechar sua vida em lugares cada vez mais diminutos, apartamentos cada vez menores, muros cada vez mais altos o cidadão se torna criativo, flexível ao fenômeno do espaço coletivo dando lugar ao privado.

Porém, se vê vítima de um paradoxo: ao mesmo tempo que utiliza flexibilidade e criatividade para viver e conseguir produzir nos escassos espaços que a cidade lhe reserva, ele persegue o desejo por seu espaço vital. Sonha com o quintal: lugar que deixou de existir na maior parte das vivendas paulistanas.

Ao chamar o Elevado Costa e Silva de "Quintal", esse paradoxo é exposto. Fica evidente que o mesmo cidadão que encaixa sua vida em pequenas unidades imobiliárias, que vive fechando portas e apertando cadeados, temeroso do espaço público, do espaço da violência, reivindica o espaço do viaduto como seu, concomitantemente.

O Elevado se transforma em um parque de concreto aos domingos, despojado de seu título de via automobilística e fantasiado de espaço do lúdico. Sem que nada do seu entorno tenha mudado, apenas a ausência de carros e a presença do homem a pé. A violência urbana continua existindo, sobretudo no centro da capital paulista. Os cadeados das residências continuam fechados, o medo não deixa de existir. Mas no domingo de manhã, centenas de vizinhos da região tiram suas camisas e caminham ao longo desse Minhocão, como se voassem por cima do que lhes ameaça, por cima de suas inseguranças.

"Quintal" documenta o sentimento paradoxal do cidadão com relação ao Costa e Silva. Ao mesmo tempo que preferia ver-se livre desta imensa estrutura debaixo de sua janela, se surpreende ao considerar que este espaço é seu. Ao menos, uma vez por semana.

Luana Fischer
Quintal / 2008 - 2010